Poxoréu/MT, 28 de Março de 2024

Facebook

NOTÍCIAS terça-feira, 30 de Novembro de 2021, 11h:37 | - A | + A

Vacinados da Janssen recebem orientações diferentes sobre reforço em cada cidade.

Por: Site Msn

© Felipe Rau/Estadão

Vacinados da Janssen recebem orientações diferentes sobre reforço em cada cidade.

Ministério da Saúde recomendou no dia 25 deste mês a aplicação de uma dose de reforço em cerca de 4 milhões de pessoas que foram imunizadas contra a covid-19 com dose única da vacina da Janssen. Entretanto, a maioria dos Estados ainda aguarda o envio do imunizante para definir a estratégia e começar a aplicação, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

A expectativa é que a distribuição aconteça no início de dezembro. Cerca de 2 milhões de doses da fabricante estão em análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para serem enviadas aos Estados e Municípios.

De acordo com a recomendação do ministério, a dose de reforço aos adultos que tomaram Janssen deve ser feita com o uso do mesmo imunizante, entre dois e seis meses depois da aplicação. A exceção é para mulheres grávidas ou no período pós-parto que tomaram a Janssen anteriormente. Nesses casos, o ministério orientou que seja aplicada a dose de reforço da Pfizer.

Nos Estados Unidos, onde a dose extra para a vacina da Janssen também foi liberada, os vacinados acima de 18 anos com Janssen podem tomar uma dose de reforço da Pfizer, Moderna ou da própria fabricante, desde que seja pelo menos dois meses depois de ter tomado a dose única. Na nota técnica do Ministério da Saúde, os técnicos citam estudos norte-americanos que também embasaram a decisão do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês).

Apesar de recomendar a dose extra com o mesmo imunizante, o Ministério da Saúde já havia orientado, em agosto deste ano, que idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos que tivessem tomado qualquer vacina - incluindo a da Janssen - reforçassem a imunização com doses da Pfizer. Os municípios estão aplicando a regra.

IMPRIMIR

COMENTÁRIOS